Vitamina D: entenda sua importância para a saúde muscular

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Vitamina D: entenda sua importância para a saúde muscular


 

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que os raios de sol são fonte natural de Vitamina D. Ou ainda que ela pode ser encontrada em peixes, leite e derivados, frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e, é claro, no Extima.

 

A vitamina D possui várias funções, como garantir uma concentração adequada de cálcio e fósforo no sangue, o que promove a saúde dos ossos. Ela também tem função essencial no equilíbrio de vários outros órgãos e células do corpo. Mas, em relação à saúde muscular, qual a sua importância?

 

Aumento de força

A vitamina D contribui para o desenvolvimento da força muscular, porque atua na formação das próprias fibras musculares – as células estruturais do órgão. Da mesma forma que atua em relação aos ossos, ela faz parte do processo básico e primordial da construção de novos tecido, a partir do controle do fornecimento de cálcio e fósforo ao organismo.

A vitamina também garante, especificamente pelo melhor aproveitamento do cálcio, a contração adequada das fibras. Isso proporciona uma maior segurança nos movimentos e na prática de exercícios, já que os músculos possuem alicerces mais firmes. Ou seja, ela favorece tanto a quantidade quanto a qualidade da nossa massa muscular.

Regeneração muscular

O mesmo processo é importante para a regeneração dos músculos. Ela é necessária quando um exercício de força provoca pequenas lesões no tecido. A vitamina D, então, auxilia no processo de “cura” indiretamente, já que é importante na constituição de células do tecido muscular que sintetizarão as proteínas regeneradoras durante a atividade física.

 

Essa regeneração é o que leva ao aumento da massa muscular.

 

Ajuda a diminuir os efeitos da Sarcopenia

A falta de vitamina D, por sua vez, desequilibra o fluxo de cálcio e potássio no corpo. Isso potencializa a atrofia e a fraqueza dos músculos. Depois dos 30 anos, se não corrigida essa deficiência (e somada à má alimentação e sedentarismo), gradualmente pode-se desencadear a Sarcopenia.

 

Em pessoas idosas, o quadro é um possível fator determinante para a ocorrência de quedas, por exemplo. A situação fica ainda mais grave porque a vitamina D também é essencial para a manutenção da saúde óssea. Portanto, caso aconteça um tombo, as chances de fratura são muito maiores.

 

Nessa faixa etária, a suplementação do composto é indicada. À partir dos 70, a pele perde capacidade de gerar vitamina D suficiente, mesmo se exposta ao sol – a sua principal fonte de produção. Além disso, é recomendada a ingestão de alimentos que contenham a vitamina em sua composição, como óleos de fígado de peixes e derivados do leite, e também de suplementos nutricionais, como Extima.

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