Siga-nos!

Siga-nos


Dermatologia

28 de março de 2022 (3 meses atrás)

Por que meus cabelos caem? Queda de cabelo, calvície e alopecia. Saiba mais!

A queda de cabelo é um problema que afeta a autoestima das pessoas, principalmente quando o indivíduo ainda é jovem, embora esse problema seja mais comum entre o sexo masculino – estima-se que até 80% dos homens com mais de 80 anos sofram com isso¹, mas mulheres também são afetadas. Essa queda de cabelo pode ter alguns motivos, tipos e até nomes diferentes, como: calvície, alopecia androgenética, alopecia areataalopecia barbae, etc.

 

Você sabia que calvície e alopecia são a mesma coisa?

A calvície (ou alopecia androgenética) é um dos principais tipos de alopecia, ou seja, é caracterizada como a perda de cabelos ou pelos do corpo, mais comum no couro cabeludo, até estando associada a possíveis outras lesões, distúrbios ou doenças. Fique de olho!

 

Tipos de alopecia

Alopecia: termo genérico

O termo alopecia soa familiar, mas, mesmo assim, você não sabe muito bem o que ele significa, não é? A alopecia é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo, barba, sobrancelhas ou até mesmo pelos de outras áreas do corpo.

É usado esse termo sempre que queremos caracterizar uma queda de cabelo expressiva em um indivíduo, lembrando que, existem diversos tipos e causas dessas alterações, como também o melhor tratamento para cada pessoa. Conheça abaixo os principais tipos de alopecia e suas causas.

 

Alopecia androgenética (ou calvície)

É a queda de cabelos que ocorre por questões genéticas, causada pelo hormônio testosterona. E é comum ocorrer tanto em homens quanto mulheres.

 

Alopecia areata

A alopecia areata é uma perda repentina dos cabelos, começa em uma ou mais áreas, provocada por algum evento estressante e doenças. Pode ser causada também por diversos fatores, como genética ou participação autoimune. Fatores emocionais e traumas físicos podem desencadear o quadro.

 

Alopecia Barbae

Outro tipo de alopecia, é a barbae. Uma doença autoimune ( mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos) que causa a queda de pelos da barba, provocando falhas em formato circular.

 

Por tração

Essa perda de cabelo causada pela tração, ou seja, o uso constante de penteados que puxam muito os cabelos, ou quando o indivíduo arranca os fios por causas emocionais, como depressão, estresse e ansiedade.

 

Universal

É o tipo mais grave de alopecia, poia a pessoa perde não só os cabelos, mas também os demais pelos do corpo, como cílios e sobrancelhas.

 

Seborreica

Causada por uma possível dermatite ( inflamação na pele que pode acontecer em várias áreas do corpo) e oleosidade, com sintomas como vermelhidão e descamação do couro cabeludo.

 

Eflúvio Telógeno e Anágeno

E nesse tipo de alopecia, ocorre a perda de mais de 100 fios de cabelo/dia tendo como principais causas a anemia, estresse e alterações hormonais.

 

 

Queda de cabelo e alimentação

Uma alimentação pobre em nutrientes, também pode afetar o fortalecimento dos fios, por isso sempre mantenha uma boa alimentação rica em nutrientes e vitaminas.

 

Alopecia tem tratamento?

O tratamento depende do tipo de alopecia que acomete a pessoa. Em alguns casos, é possível recuperar totalmente os cabelos, ou melhorar muito a aparência na região.

Para quem sofre do problema, a orientação é consultar um dermatologista para um diagnóstico preciso e a recomendação de um tratamento eficaz, porém existem alguns tratamentos conhecidos, como:

  • Tratamento medicamentoso  – É uma das formas de tratamento contra a calvície, como por exemplo Minoxidil, finasterida, Dutasterida. Podendo ser de uso local ou via oral dependendo da substância.
  • De ação Hormonal – Existem também alguns hormônios que podem ajudar no controle da queda de cabelo.
  •  Procedimentos – Transplante capilar, Microagulhamentos, Laserterapia e etc.
  •  Coadjuvantes – Suplementação de vitaminas e minerais.
  •  Loção ou Shampoos – Shampoos e tônicos capilares com substâncias ativas que favorecem a circulação, bem como a saúde nutricional do fio capilar.

 

Como tratar a queda de cabelo?

O primeiro passo é procurar uma orientação médica, profissionais especializados que conseguirão entender qual o melhor tratamento e o caminho mais indicado para o seu caso. A notícia boa é que diversos avanços aconteceram nos últimos anos e novas possibilidades surgiram para o tratamento de queda de cabelo, então caso note algum dos sintomas citados acima, procure orientação médica e acompanhe de perto.

 

Referências

1 – Sociedade Brasileira de Dermatologia

Mais em Dermatologia