Dores no corpo e frio: veja qual é a relação e como prevenir - Apsen

0800 16 5678 - 8h às 17h | Segunda a Sexta

BLOG

Dores no corpo e frio: veja qual é a relação e como prevenir


A relação entre dores no corpo e frio é antiga. Com certeza pelo menos alguma vez você ouviu frases como “o tempo vai virar, meu joelho está doendo” ou “estou com dor no corpo por causa do frio”. Um estudo da Escola de Medicina de Harvard atestou que 67% das pessoas entrevistadas sentem mais dores quando acontece uma mudança brusca de temperatura.

 

Dores musculares no frio

 

Então não, você não está sozinho nessa e não, nossos joelhos não ganharam superpoderes ou viraram o homem do tempo dos telejornais. O aparecimento dessas dores musculares e nas articulações com a chegada do frio tem um motivo e vamos te contar qual é.

 

Por que meu corpo dói mais no frio?

O motivo é simples. No frio nós nos movimentamos menos, contraímos os músculos e ficamos mais encolhidos. Isso causa rigidez muscular e um possível desconforto ao se movimentar. Além disso, no frio o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura, o que faz com que aumente a viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro das articulações e serve para lubrificá-las. Esse aumento de viscosidade gera maior rigidez nas articulações e, consequentemente, mais dores.

 

Artrite: cuidados especiais

As dores causadas pela artrite podem acompanhar a pessoa durante todo o ano, mas especialmente nos períodos mais frios, elas costumam se intensificar. Por tanto, cuidados redobrados neste caso!

 

Tem como prevenir as chamadas dores de inverno

A melhor forma de evitar e prevenir as dores de inverno é se mantendo em movimento. Alongar o corpo é prática importante antes de iniciar uma atividade física, mas não deve se limitar a esse momento. O alongamento ajuda a evitar a contração muscular e também auxilia na lubrificação das articulações.

As atividades físicas também são excelentes para evitar as dores nas articulações causadas pelo frio, já que através dela acontece a otimização da irrigação sanguínea e aumenta a flexibilidade. Mais flexibilidade, menos dores!

Por último, mas não menos importante, agasalhe-se. Manter o corpo aquecido, principalmente nas extremidades como pés, mãos e pescoço/cabeça colabora na prevenção das dores.

 

Músculos saudáveis e fortes = menos dores no frio

O fortalecimento e a manutenção da saúde muscular também ajudam – e muito – nas dores causadas pelo frio. Isso porquê, quanto mais fortes e saudáveis forem os músculos, menor é a tendência de realizarmos o movimento de contração que causa as dores, além é claro, de ter muito mais flexibilidade.

 

Conte com Extima para te ajudar a superar as dores do frio. Ele é um suplemento alimentar que auxilia no fortalecimento e manutenção da musculatura. Tenha mais qualidade de vida e bem-estar, mesmo no frio. Conheça Extima.

Receba nossas novidades

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e receba todas as novidades do nosso universo em primeira mão.