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1 mês atrás

Alimentos ricos em nutrientes: conheça opções para compor sua dieta

Uma alimentação balanceada é fundamental para a nossa saúde, qualidade de vida e bem-estar. A alimentação balanceada é composta por alimentos ricos em nutrientes que proporcionam ao nosso organismo saciedade e são fundamentais para nos manter de pé.

 

Alimentos ricos em nutrientes

 

Por isso, é importante sempre balancear a alimentação, ou seja, que ela seja equilibrada, e também variada, deixando o prato sempre uma novidade para nossos sentidos e também o mais colorido possível, assim, não só o nosso paladar estará sendo aguçado.

 

Confira alguns benefícios que uma alimentação rica em nutrientes pode proporcionar ao nosso corpo:

 

  • Aumento da qualidade de vida;

 

  • Mais longevidade;

 

  • Melhora da saúde;

 

  • Mais beleza;

 

  • Mais energia;

 

  • Prevenção de doenças diversas.

 

 

Macronutrientes e micronutrientes

 

Antes de falarmos sobre os alimentos ricos em nutrientes, é importante sabermos o que são esses nutrientes, divididos em duas categorias, os macronutrientes e micronutrientes.

 

Uma dieta equilibrada é composta pelo consumo de macronutrientes e micronutrientes encontrados nos alimentos e que são os responsáveis por nutrir e garantir o bom funcionamento de todo o corpo.

 

  • Macronutrientes: são os compostos nos alimentos do dia a dia, os carboidratos que estão presentes nos pães, farinhas, grãos e batatas. Também temos as gorduras como óleos, castanhas e abacate, e também as proteínas como carne vermelha, frango e peixe;

 

  • Micronutrientes: são as vitaminas que estes alimentos nos proporcionam, como a vitamina A, C, B1 e B2. Também são micronutrientes os minerais como ferro, zinco e cálcio, e as fibras, nutrientes que o nosso corpo não digere de forma rápida e auxiliam na funcionalidade do nosso intestino, presentes nos mais diversos alimentos, principalmente nos itens integrais.

 

Confira a função dos nutrientes em nosso organismo

 

Cada nutriente, seja ele macro ou micro, possui uma função fundamental em nosso organismo. Alguns fornecem energia, outros desempenham funções químicas, mas todos possuem sua importância. Confira a seguir:

 

  • Carboidratos – Nossas principais fontes de energia, podem ser facilmente digeridas, como os açúcares, ou podem ser mais complexos, como os amidos, ou ainda como as fibras, que proporcionam um funcionamento adequado do cólon.

 

  • Proteínas – Estão intimamente relacionadas com a composição dos tecidos do organismo como, também, estão presentes na composição de enzimas e hormônios. São indispensáveis tanto para o crescimento como, na forma de anticorpos, para a defesa do organismo.

 

  • Lipídios – São importantes para a transmissão de impulsos nervosos e fundamentais no sistema imunológico e na preservação do calor corpóreo, por meio da camada subcutânea de gordura, pois agem como isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos.

 

  • Minerais – São responsáveis pelo equilíbrio das funções do nosso organismo, como processos metabólicos, condução de impulsos nervosos, contração dos músculos, sendo eles: cálcio, cloro, cobre, cromo, flúor, iodo, ferro, magnésio, manganês, molibdênio, fósforo, potássio, selênio, sódio e zinco.

 

  • Vitaminas – Também indispensáveis para o correto funcionamento do organismo, as vitaminas atuam nos processos metabólicos de carboidratos, lipídios e proteínas. São provenientes dos alimentos naturais, contribuindo para o aproveitamento dos seus princípios nutritivos. As vitaminas são classificadas de acordo com a sua forma de absorção e armazenamento no corpo. Podem ser solúveis em gorduras (como as vitaminas A, D, E e K), ou solúveis em água (como as do complexo B e C).

 

O que faz um alimento ser ou não nutritivo?

 

Um alimento é classificado como nutritivo quando ele possui uma boa quantidade de nutrientes e proporciona benefícios para o nosso organismo. Um alimento pode ser mais rico em determinado nutriente do que outro, mas isso não quer dizer que ele seja menos nutritivo que os outros. Ou seja, cada alimento possui a sua importância, sendo ele mais rico em determinado nutriente ou menos.

 

Exemplo de alimentos nutritivos para compor a sua dieta

 

Como vimos anteriormente, existem diversas opções de nutrientes, e cada um é encontrado em determinados alimentos, podendo, inclusive, um alimento ser rico em mais de um nutriente. Veja abaixo seis alimentos ricos em nutrientes que podem – e devem fazer parte da sua dieta.

 

  • Batata doce – é uma excelente fonte de carboidratos, possui baixo índice glicêmico, que ajuda no fornecimento gradual de energia e controla problemas como a diabetes. Além disso, é indispensável para o fortalecimento do sistema imunológico e, claro, para a prevenção de diversas doenças.

 

  • Limão – O limão é uma fruta rica em vitamina C que atua fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, ele é uma grande fonte de antioxidantes e nutrientes como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo — substâncias que ajudam a alcalinizar o sangue.

 

  • Feijão – O feijão, sozinho, é rico em fibras e ferro, o que ajuda no funcionamento do organismo. Para completar, ele ainda tem proteína, magnésio e zinco, que ajudam no controle das doenças cardíacas.

 

  • Oleaginosas – Castanhas, nozes e outros alimentos oleaginosos também fazem muito bem para a saúde. Uma castanha, por exemplo, tem a quantidade total de selênio de que seu organismo precisa para o dia. Outra vantagem desses alimentos é sua alta capacidade de promover a saciedade, sendo uma ótima alternativa para quem quer reduzir as medidas.

 

  • Azeite de oliva – Utilizado como um toque final em muitos pratos, o azeite de oliva extravirgem traz diversos benefícios. Ele atua inibindo os radicais livres e é um verdadeiro aliado quando o assunto é combater doenças. Também combate a oxidação do LDL, sendo um dos alimentos nutritivos que ajudam o bom funcionamento do organismo.

 

  • Ovos – um dos alimentos mais completos em substâncias nutritivas que fazem um bem enorme para a saúde, por exemplo, ácido fólico, proteína, manganês, potássio, zinco e ferro. Além disso, é um alimento muito versátil e barato e acaba aparecendo como ingrediente na composição de inúmeras receitas.

 

Quer conhecer mais alimentos ricos em nutrientes? Veja essa listinha:

  • Peixes – ricos em proteínas, iodo, fósforo cálcio e vitaminas;

 

  • Couve – fibras e grandes índices de vitaminas A e do complexo B e C;

 

  • Gengibre – bactericida, desintoxicante e ótimo para o sistema imunológico;

 

  • Alho – condimento rico em diversas vitaminas (B1, B6 e C), além de nutrientes como manganês, selênio, cálcio, cobre, potássio, fósforo e ferro;

 

  • Quinoa – rica em ômega-3 e também é uma ótima fonte de nutrientes como vitaminas B e E;

 

  • Frutas vermelhas – São uma ótima fonte de vitaminas Ce do complexo B (B1, B2, B6 e B12) e ainda têm propriedades antioxidantes, o que contribui para retardar consideravelmente o envelhecimento.

 

Agora que você já sabe dos benefícios que uma alimentação rica em nutrientes proporciona à saúde, conheça Extima e seus benefícios para a saúde muscular. Siga Extima nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.

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