Dinâmicas para idosos: saiba mais sobre esse tipo de atividade para a melhor idade

0800 16 5678 - 8h às 17h | Segunda a Sexta

BLOG

Dinâmicas para idosos: saiba mais sobre esse tipo de atividade para a melhor idade


A população idosa vem crescendo em todo o mundo. O Brasil não é exceção dessa regra. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a previsão é que até 2060, 25% dos brasileiros serão idosos.

 

Dinâmica para idosos

 

Diferente do que muitos pensam, chegar à fase idosa da vida não quer dizer que já se cumpriu e viveu a sua missão na terra, mas sim que ainda existem muitas outras coisas a serem feitas. Chegar à terceira idade é algo que deve ser muito comemorado, vivido em plenitude e aproveitando ao máximo o tempo livre que essa fase proporciona. Uma forma de fazer isso, é através das dinâmicas para idosos, que você conhecerá mais aqui neste artigo do blog Extima.

 

E o que são as dinâmicas para idosos?

 

As dinâmicas para idosos proporcionam descontração e animação, além de promoverem ações de convivência entre pessoas da mesma idade, estimulam a comunicação, a memoria e a capacidade cognitiva, além de deixar tudo mais animado e afastarem o ócio e o sedentarismo.

 

As dinâmicas podem ser feitas através de atividades físicas ou lúdicas, de acordo com as características do grupo e seus interesses. O mais importante das dinâmicas é gerar interação e movimento, devolvendo autoestima e senso de pertencimento ao idoso.

 

As dinâmicas para idosos possibilitam diversos benefícios, como:

 

  • Possibilitam autoconhecimento
  • Ajudam com problemas de autoestima e de memória
  • Ajudam a trabalhar problemas de locomoção
  • Resgatam a vivacidade e o senso de pertencimento
  • Ajudam na socialização

 

Grupos de convivência de idosos e ações das prefeituras

 

Os grupos de convivência são locais onde podem acontecer as dinâmicas para idosos. Eles também são conhecidos como centros de vivência, clubes ou grupos da terceira idade.

 

Alguns municípios possuem ações específicas para os idosos, promovendo integração e atividades físicas entre as pessoas da melhor idade.  Uma iniciativa muito bacana e que merece destaque é a realização das olimpíadas da terceira idade, promovida em parceria entre prefeituras e governos de diversos estados do Brasil. As olimpíadas da terceira idade são uma forma de resgatar o espírito de competição de muitos idosos que foram ativos durante a sua vida toda, alguns até atletas de alto rendimento. A dica aqui é procurar a prefeitura de sua cidade e saber quais ações para este público ela realiza.

 

Quais os benefícios das atividades físicas nos idosos?

 

Manter o corpo em movimento é importante em todas as fases da vida, principalmente em idosos para um envelhecimento saudável. A prática de atividades físicas faz bem ao corpo, fortalece os músculos e evita quedas e possíveis fraturas. Quando falamos de atividades físicas, não falamos necessariamente de exercícios físicos. Note que existe uma diferença entre eles. As atividades físicas são atividades realizadas no nosso dia a dia e que demandam algum esforço físico, como por exemplo, subir e descer alguns lances de escada, caminhar até o supermercado, sentar e levantar da cadeira. Sobre os exercícios, podemos considerar a musculação, corrida, esportes coletivos e muitos outros. Confira a seguir algumas dinâmicas para idosos envolvendo atividades físicas.

 

Dinâmicas para idosos com atividades físicas

 

As dinâmicas envolvendo atividades físicas são fundamentais para a saúde dos idosos, mas claro, sempre respeitando suas limitações. Um exemplo de dinâmica para idosos envolvendo atividades físicas é dançando para se conhecer. Nesta dinâmica, os idosos devem formar duplas e conversar enquanto dançam, por cerca de 1 minuto. Perguntas como nome, idade, onde nasceram, se têm filhos, com o que trabalharam, podem ser feitas para estimular a interação entre eles e – claro – movimentar o corpo. Após o tempo, podem trocar de par e conhecer outras pessoas.

 

 

 

Dinâmicas em grupo: como fazer?

 

As dinâmicas para idosos podem ser feitas de diferentes formas. Sejam  grandes ou pequenos, os grupos são ótima opção para desenvolver as atividades. Foque nas necessidades do grupo para saber a melhor abordagem.

 

  • Grupos grandes proporcionam uma integração maior e, consequentemente, maiores chances de identificação e aprendizado. Essa abordagem é indicada para quebrar o gelo e facilitar que novos integrantes se sintam parte do grupo.

 

  • Grupos pequenos possibilitam trabalhos mais focados, de acordo com as necessidades de cada idoso. Com menos pessoas no grupo, eles se sentem menos inibidos e são mais participativos e têm trocas mais enriquecedoras.

 

Dinâmicas para a terceira idade: atenção à adaptação

 

Quando falamos de atividades para idosos, adaptabilidade é palavra de ordem. Com o avanço dos anos, alguns idosos podem ter sua mobilidade e movimentos reduzidos, então é necessário olhar com carinho para esse assunto. Entenda as limitações e faça adaptação para que a dinâmica esteja aderente à realidade de cada idoso. Isso contribui com a autoestima e sua participação nas atividades.

 

 

Exemplos de dinâmicas para idosos

 

Confira agora alguns exemplos de dinâmicas para idosos que ajudam na socialização e bem-estar da terceira idade.

 

  • Pra quem você tira o chapéu – você precisa de um chapéu e um espelho pequeno dentro dele. Dê ao participante para que ele se veja e fale características próprias, incentivando que ele se elogie.

 

  • Amigo secreto milionário – bem parecida com a tradicional brincadeira de fim de ano, mas aqui não precisa gastar com presentes. Faça o sorteio dos nomes e, ao entregar o “presente”, cada participante vai poder dar o que quiser ao amigo, já que todos são milionários. Incentive que falem o que é e o porquê daquele presente. A ideia principal desta dinâmica é trabalhar o relacionamento interpessoal entre os idosos

 

  • Qual é a música – escreva em papeis diversas palavras aleatórias, como amor, abraço, carinho, flor. Depois, sorteie uma palavra para que os participantes cantem uma música com essa palavra. Essa dinâmica exercita a memória do idoso.

 

As dinâmicas para idosos podem ser feitas em casa, com a família reunida. Isso fortalece os vínculos entre todos, além de ser muito divertido.

 

Acompanhe Extima nas redes sociais e veja mais conteúdos sobre envelhecimento saudável, além de temas como sarcopenia, qualidade de vida e bem-estar.

Receba nossas novidades

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e receba todas as novidades do nosso universo em primeira mão.