Não deixe que a falta de Vitamina D afete a sua saúde! - Apsen Farmacêutica - O cuidado que transforma!
Siga-nos!

Siga-nos


Qualidade de vida e Bem-estar

Encontre aqui no blog Extima matérias sobre o universo da saúde muscular como a sarcopenia e outras doenças musculoesqueléticas, atividades físicas, envelhecimento saudável, alimentação, qualidade de vida e bem-estar.

6 de outubro de 2021 (2 semanas atrás)

Não deixe que a falta de Vitamina D afete a sua saúde!

Para manter nosso corpo em bom funcionamento e desempenhar melhor qualquer tarefa, a saúde precisa estar em dia. Por isso, a falta de Vitamina D é um problema que merece a sua atenção. 

Os níveis insuficientes dessa vitamina podem acarretar em diversos males, com sintomas que comprometem significativamente diversas funções do organismo. A seguir, entenda melhor como a Vitamina D atua em favor da sua saúde e do seu bem-estar e quais são os principais danos causados pela deficiência dela. 

 

Vitamina D: a dose de sol no seu dia a dia 

 

A Vitamina D é um pró-hormônio essencial para o nosso desenvolvimento. Assim como outras vitaminas, trata-se de um nutriente que não é criado pelo próprio organismo. Portanto, seja através de dietas, suplementações ou outras práticas, é importante encontrar formas de sintetizá-la em nosso corpo.

Uma das principais formas é através da exposição solar adequada – por cerca 15 minutos, diariamente, em horários com menor emissão de raios ultravioletas. E por mais incrível que possa parecer, essa pequena dose de sol no dia a dia é responsável por regular as funções de mais de 200 genes.

No entanto, cada vez menos pessoas se expõem ao sol, por conta da rotina atribulada ou da falta de acesso a locais realmente ensolarados. Como resultado, a deficiência de Vitamina D acaba por atingir mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, afetando a imunidade, o sistema cognitivo e o desempenho motor. 

 

Consequências da falta de Vitamina D

 

São muitas as consequências da deficiência de Vitamina D. Confira os principais!

 

Ossos mais fracos

 

A saúde óssea depende diretamente da Vitamina D, afinal, ela é responsável por auxiliar o organismo por meio da absorção de cálcio. A insuficiência dessa vitamina pode levar ao hiperparatireoidismo secundário e à perda óssea, causando osteoporose e fraturas.

Por isso, dores nos ossos e articulações persistentes, sem causa aparente, podem ser indícios da deficiência. 

 

Declínio cognitivo

 

Estudos sugerem que a falta de Vitamina D pode reduzir as redes perineuronais do hipocampo, ou seja, a região do cérebro relacionada à memória. 

O declínio cognitivo, além de afetar as tarefas do dia a dia, pode contribuir para perdas ainda maiores no longo prazo, ligadas a condições como o Alzheimer. 

 

Queda de cabelo

 

É comum perder fios de cabelo diariamente, e não há motivos para se preocupar com isso, exceto se for uma grande quantidade. A alopecia areata, doença que afeta os folículos capilares, é um exemplo das condições que têm sido associadas à falta de Vitamina D.

De qualquer forma, qualquer queda de cabelo em excesso, assim como fragilidade nas unhas, são indícios da desregulação dos níveis de cálcio e fósforo, devendo ser acompanhados. 

 

Baixo controle da bexiga

 

Além de afetar os ossos, a deficiência de Vitamina D também está associada ao enfraquecimento muscular. Por conta disso, é comum que a insuficiência provoque danos no assoalho pélvico – conjunto de músculos responsáveis por sustentar a bexiga e os órgãos genitais –, resultando em perdas urinárias, principalmente para as mulheres. 

 

Outros sintomas associados à deficiência de Vitamina D

 

Como a Vitamina D é responsável por regular centenas de funções no organismo, existem outros sintomas que estão comumente associados à insuficiência. Entre eles, estão: 

 

 

  • fadiga sem motivo aparente;
  • desânimo constante; 
  • problemas de cicatrização.

 

Quais doenças são causadas pela falta de vitamina D?

 

Além das consequências apresentadas anteriormente, outras doenças estão associadas à carência de Vitamina D no organismo. Seus sintomas são descobertos de forma progressiva, portanto, havendo qualquer suspeita, é fundamental realizar o acompanhamento médico para descartar hipóteses e encontrar o tratamento adequado. 

 

Distúrbios do sono

 

Os problemas para dormir são uma queixa recorrente de pessoas afetadas pela insuficiência de Vitamina D. Estudos apontam ainda que a crescente onda de distúrbios do sono nas últimas décadas está completamente relacionada à falta da vitamina no organismo 

 

Depressão e fadiga

 

A Vitamina D é de extrema importância para manter a saúde mental, e os bons níveis dela no sangue contribuem para amenizar sintomas depressivos, incluindo a fadiga. 

Por outro lado, sua deficiência acarreta sintomas comuns da depressão, o que pode inclusive prejudicar o diagnóstico. Do mesmo modo, a apatia e o cansaço constante estão diretamente associados à insuficiência de Vitamina D, pois os baixos níveis dela interferem na metabolização do cálcio e do fósforo no organismo. 

 

Baixa imunidade 

 

O sistema imunológico é responsável por defender o corpo, e a falta de Vitamina D prejudica sua regulação, o que pode resultar em graves doenças. A baixa imunidade causada por essa deficiência torna o organismo mais suscetível à infecção, principalmente em hospedeiros com maior suscetibilidade à autoimunidade.

 

Patologias que afetam drasticamente o corpo

 

A falta de Vitamina D ainda é responsável por causar ou piorar quadros como enxaqueca, hipertensão, infecções respiratórias, doenças cardiovasculares, síndrome dos ovários policísticos (SOP), diabetes tipo 2, entre outras enfermidades. 

 

Como garantir a dose de sol ideal para proteger a sua saúde? 

 

Após essa leitura, você provavelmente está convencido de que a Vitamina D é essencial para o bom funcionamento do seu corpo. Afinal, ela favorece as funções cognitivas, além de fortalecer a saúde muscular e a imunidade como um todo.

Portanto, é importante procurar auxílio médico para encontrar as melhores soluções para a deficiência, alcançando a energia e o desempenho necessários para todas as tarefas. 

 

Fontes:

 

https://vitacheckup.com.br/2019/10/descubra-os-riscos-da-falta-de-vitamina-d-para-a
-sua-saude/

 

https://longevidadesaudavel.com.br/falta-de-vitamina-d/

 

https://runnersworld.com.br/estudo-sugere-por-que-a-falta-de-vitamina-d-faz-tao-mal-para-o-cerebro/ 

 

Gominak, S. C., & Stumpf, W. E. (2012). ‘The world epidemic of sleep disorders is linked to vitamin D deficiency’. Medical hypotheses, 79(2), 132-135. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0306987712001508?via%3Dihub

 

HOLICK, M.F.; CHEN, T.C. Vitamin D deficiency: a worldwide problem with health consequences. Am. J. Clin. Nutr., v.87, n.4, p. 1080-1086, 2008. Disponível em: https://academic.oup.com/ajcn/article/87/4/1080S/4633477

Mais em Qualidade de vida e Bem-estar