O que comer antes e depois do treino?

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O que comer antes e depois do treino?


Uma alimentação balanceada e rica em macronutrientes e micronutrientes é fundamental para o funcionamento correto do nosso corpo, e nos proporciona bem-estar e qualidade de vida. Falamos disso no episódio abaixo do programa papo de Doutor. Hoje, falaremos sobre a importância da alimentação adequada na prática dos exercícios físicos. Se você quer saber o que comer antes e depois dos treinos, esse artigo foi feito para você. Boa leitura!

 

 

A importância da alimentação pré e pós-treino

A alimentação tem impacto direto nos resultados dos treinos, sejam positivos ou negativos. Saber o que consumir antes e depois da prática de exercícios e atividades físicas nem sempre é fácil, mas vamos te ajudar.

 

Os alimentos que ingerimos se tornam fonte de energia para as células do nosso corpo, que pode armazená-la ou queimá-la, dependendo de qual a nossa necessidade naquele momento. Alguns alimentos facilitam a ação do metabolismo nessa tarefa, outros dificultam. Tudo depende de qual o objetivo, por isso ter controle da dieta é fundamental para obter os resultados traçados.

 

Antes do treino, precisamos prover ao nosso corpo nutrientes e energia para que ele possa desempenhar ao máximo. Depois do treino é necessário repor o que foi consumido.

 

O que é bom comer antes do treino?

Como falamos, nosso corpo precisa do máximo de energia para ter um bom rendimento durante o treino. Essa energia é proporcionada através dos carboidratos. Ao fornecermos a energia adequada ao metabolismo, induzimos o ajuste do nosso metabolismo para queimar a gordura da melhor forma. Confira algumas sugestões de alimentos para consumir antes do treino:

 

  • Batata-doce – além de ser uma fonte de carboidrato, é fonte de energias. A batata-doce possui baixa quantidade de gorduras e é rica em minerais importantes para a prática de exercícios, como o potássio, ferro e cálcio.

 

  • sanduíches – eles unem o carboidrato dos pães com a proteína dos recheios, como queijos e o frango. Ponto para a praticidade de poder levar esse lanche para qualquer lugar e a facilidade para consumi-lo.

 

  • Banana – também conhecida pela praticidade, é um dos alimentos mais consumidos por quem pratica atividades físicas. Ela é eficaz na prevenção de cãibras, distensões abdominais e também diminui o refluxo.

 

  • Crepioca – a mistura de ovo e tapioca caiu nos gostos dos atletas por unir a proteína do ovo com o carboidrato da tapioca, além da possibilidade de fazê-la recheada de acordo com as necessidades de cada um, seja com mais proteínas ou mais carboidratos.

 

O que não comer antes do treino?

Ok, agora você já tem boas opções do que comer antes do treino, mas sabe o que é bom evitar comer antes dos treinos?

 

  • Alimentos que contêm fibras – alimentos como aveia, granola e frutas com casca e bagaço facilitam o processo digestivo, o que pode trazer desconfortos e dores no abdômen.

 

  • Alimentos gordurosos – frituras e alimentos com muita gordura no geral têm o processo digestivo mais lento, podendo causar mal-estar e enjoos durante o treinamento.

 

É necessário me alimentar durante o treino?

Práticas de atividades que levem de 30 minutos à 1 hora e meia não necessitam que você se alimente durante o treino. O mais importante mesmo é estar sempre atento à hidratação, que pode ser feita com água mineral, água de coco ou shakes de suplementos alimentares. Lembrando que estes só devem ser consumidos com orientação, seja de um profissional da educação física, um nutricionista ou um médico.

 

 

Quanto tempo preciso esperar depois de comer para treinar?

Isso varia muito de pessoa para pessoa e do que foi consumido. Mas o mínimo que se recomenda é um intervalo de 30 minutos entre o fim da refeição e o início do treino, para que o organismo consiga quebrar o carboidrato e absorvê-lo, além de manter a glicemia estável.

 

O processo digestivo deixa o metabolismo mais lento, causando moleza e sonolência na pessoa. A prática de atividades na sequência da refeição pode causar uma série de dores e desconfortos abdominais, por tanto, é bom evitar.

 

O que é bom comer depois do treino?

Na hora do pós-treino é o momento de repor a energia gasta e proporcionar ao organismo proteínas para nutrir os músculos exercitados. O ideal é realizar uma refeição completa, como almoço ou jantar. Veja opções do que comer depois do treino:

 

  • Peito de frango com arroz integral e salada de cenoura com beterraba – uma refeição completa, com a proteína do frango e o carboidrato do arroz, além dos nutrientes encontrados na cenoura e na beterraba.

 

  • purê de batata-doce com um pedaço de carne magra e legumes cozidos – mais um exemplo da união entre proteína, carboidrato e nutrientes.

 

  • Frutas – As melhores opções para a sobremesa. Elas são ricas em nutrientes e são práticas de serem consumidas, além de substituírem aquela vontade de comer doces que muitas vezes nos tiram da dieta.

 

Quanto tempo preciso esperar para comer depois do treino?

A pergunta é semelhante à outra e pode até causar confusão, mas agora vamos falar sobre a alimentação depois do treino. Como vimos anteriormente, é o momento de repormos tudo o que foi gasto durante o treinamento. Não existe uma unanimidade de em quanto tempo se deve fazer a refeição pós-treino, mas o mais importante é ter consciência que o organismo precisa ser suprido, seja imediatamente após o treino ou um tempo depois. Durante o pós-treino também temos que considerar a qualidade do sono, pois é durante ele que acontece a liberação de diversos hormônios para a recuperação do corpo.

 

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