O que é e para que serve o suplemento alimentar?

0800 016 5678 - 8h às 17h | Segunda a Sexta

BLOG

O que é e para que serve o suplemento alimentar?


Frequentemente ouvimos falar sobre saúde e bem-estar, esses pontos são geralmente atrelados a uma boa alimentação, e também com a prática de atividades e exercícios físicos. Como seria a vida então com um auxílio para o nosso corpo, principalmente nos momentos que começamos a ter uma redução significativa de massa muscular e outros nutrientes? Essa ajudinha pode ser dada pelo suplemento alimentar.

 

Ouça o episódio do ApsenCast sobre suplementação alimentar:

 

 
 

Por que usar suplementação alimentar?

A primeira situação é quando estamos com uma rotina física mais ativa, com exercícios de baixa ou alta intensidade, para um melhor desempenho e resultados ainda mais eficazes. Por isso muitas vezes quando pensamos em suplementação imaginamos atletas.

 

A verdade é que em todas as fases da nossa vida precisamos desse auxílio, mesmo quando não percebemos. Na infância, por exemplo, temos alguns nutrientes necessários para o crescimento, como zinco, ferro e magnésio. Já na adolescência, para melhorar o desenvolvimento corporal e hormonal, é preciso focar na vitamina C, vitamina A e complexo B. Então os adultos precisam da reposição, principalmente da vitamina D, colágeno e selênio. Entre outros, é claro!

 

E é quando não recebemos o necessário apenas na alimentação e atividades, que a suplementação precisa entrar em ação.

 

Qual a importância da suplementação para nossa saúde?

 
suplemento alimentar

Nosso corpo pede vitaminas e minerais para se manter disposto e ativo, estas podem ser encontrados em alimentos que consumimos diariamente e para saber quais são os melhores para nossas atividades precisamos sempre estar atento ao nosso organismo. É preciso um equilíbrio entre os chamados macro e micronutrientes.

 

Os macronutrientes são responsáveis por dar a energia ao nosso corpo como pães, leite, queijos, carnes e diversos alimentos que estão no nosso cotidiano. Os micronutrientes são os que auxiliam na ingestão desses e os transformam em melhoras para nosso corpo e mente. Quando há uma falha em algum desses itens temos que pensar em novas maneiras de apoiar nosso organismo.

 

O que o suplemento alimentar faz no corpo?

Com o passar dos anos vamos perdendo ou diminuindo a produção de alguns nutrientes e a suplementação vem ao auxílio disso, sendo assim, o complemento entra em contato no organismo e além de proporcionar uma melhora num fator, outros que sejam atrelados a ele também são modificados. Um exemplo claro é a ingestão de betacaroteno, que em contato com o nosso corpo produz a vitamina A, ela que apoia a renovação celular como a pele ou cabelos e, com isso, consequentemente, ajuda na produção de colágeno. É uma roda que não pode parar de girar.

 

Quem pode usar suplementos alimentares?

Qualquer pessoa que busca um complemento na alimentação e um gás nos resultados dos exercícios físicos. Ele também pode trazer uma melhora quando estamos com algum déficit, por exemplo, alguém que está com quedas e quebras de cabelo devido à baixa produção e ingestão de colágeno, pode tomar uma suplementação para ajudar no crescimento e fortalecimento do fio. E ainda assim auxilia em outros pontos, afinal o colágeno é uma proteína que nosso próprio corpo produz, mas que cai a sua produção ao decorrer dos anos, ela representa 30% da proteína total da anatomia humana e o mais conhecido é por estar presente na firmeza da pele e crescimento das unhas.

 

Qual a diferença entre suplemento natural x sintético?

A suplementação pode ser encontrada como natural ou sintética, sendo que ambas possuem efeitos positivos, basta encontrar a melhor para o seu corpo. A natural possui menos processamento, enquanto a sintética tem maior durabilidade.

 

Quando se deve usar suplementos alimentares?

Verdade seja dita, vivemos em uma sociedade do imediatismo, cada vez mais temos atividade para fazer no nosso dia a dia e acabamos deixando a coisa mais importante de lado, nossa saúde. Por vezes podemos investir numa boa alimentação, mas podemos esquecer dos exercícios físicos, outra podemos estar numa correria tão grande que acabamos esquecendo até de beber água.

 

Por isso é tão importante começar a pensar mais em si e entender o que o nosso corpo está precisando. Às vezes nos sentimos tristes e desanimados, mas já parou para pensa que pode ser falta de vitamina D? Apesar de ela ser encontrada na luz solar e em alguns alimentos, devido a nossa rotina, podemos deixar a absorvê-la na quantidade necessária, causando danos físicos e psicológicos.

 

É preciso levar em consideração que a suplementação deve ser usada como um complemento de uma alimentação saudável e, sempre que possível, aliada também a uma rotina de atividades físicas, pois com a função ativa do corpo os nutrientes são absorvidos de forma completa e mais eficaz.

 

E os idosos, devem tomar suplementação?

Uma das fases mais importantes da vida é a melhor idade, esta que pode e deve tomar suplementação, principalmente tendo em vista que, a partir dos 30 anos há estudos que comprovam a perda de massa muscular, responsável por sustentar o nosso corpo. Sendo assim, muito importante para uma vida mais confortável.

 

Para os idosos a suplementação vai além do físico, neste momento com a baixa de hormônios e até mesmo fortalecimento dos ossos. Os suplementos podem melhorar inclusive a memória, e isso é muito importante para a prevenção de lesões e acidentes.

 

A reposição de vitaminas e minerais auxilia no aumento da expectativa de vida, dá mais energia e aumento de imunidade, protegendo inclusive contra doenças tão recorrentes nesse ciclo.

 

Como escolher o suplemento alimentar?

Primeiramente é preciso entender quais são as falhas presentes no seu organismo atualmente e ver o momento da sua vida, suas expectativas e rotina física. Como dito anteriormente, com o passar dos anos diversos nutrientes vão se perdendo e observar o próprio corpo é essencial para uma suplementação eficaz e sempre aliando com uma alimentação saudável e uma rotina ativa. O início da suplementação deve ser prescrito por um profissional da saúde, que irá avaliar e fazer a melhor recomendação para as suas necessidades. Não deixe de consultar seu médico, nutricionista ou profissional de educação física.

 

Qual é o melhor suplemento alimentar?

Existem diversos suplementos no mercado, como o Extima, uma suplementação rica em peptídeos bioativos do colágeno, BCAA, magnésio e vitamina C, nutrientes essenciais em qualquer fase da vida.

 

Curta a página de Extima no Facebook e siga o perfil no Instagram para ter acesso a mais conteúdos sobre saúde muscular, bem-estar e qualidade de vida.

Receba nossas novidades

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e receba todas as novidades do nosso universo em primeira mão.