Qual a importância de uma alimentação saudável? Como aplicar isso na rotina?
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5 meses atrás

Qual a importância de uma alimentação saudável? Como aplicar isso na rotina?

Muito se escuta que é preciso ter uma alimentação regrada e equilibrada, mas pra quê? Estamos cada vez mais com rotinas atarefadas, temos que ser multitarefas, atuar de forma competente no trabalho, ser amável com a família e ainda receptivo com os amigos, isso sem contar em cuidar de nós mesmos, e é nesse momento que uma alimentação pode fazer toda a diferença. Em meio a tudo isso, qual a importância de uma alimentação saudável, e como aplicar isso na rotina? Descubra nesse artigo.

 

Alimentação saudável

 

O que é uma alimentação saudável?

 

Uma boa refeição é aquela que nos sacia e proporciona todos os nutrientes que precisamos para nos manter de pé. Por isso, é importante sempre balancear e também variar na alimentação, deixando o prato sempre uma novidade para nossos sentidos e também o mais colorido possível, assim não só nosso paladar estará sendo aguçado.

 

A alimentação é composta por:

 

  • Macronutrientes: são os compostos nos alimentos do dia a dia, os carboidratos que estão presentes nos pães, farinhas, grãos e batatas. Também temos as gorduras como óleos, castanhas e abacate, e também as proteínas como carne vermelha, frango e peixe;
  • Micronutrientes: são as vitaminas que estes alimentos nos proporcionam como a vitamina C, B1, B2 e D. Também são os minerais presentes neles, como ferro, zinco e cálcio;
  • Fibras: é a parte que nosso corpo não digere de forma rápida e auxilia na funcionalidade do nosso intestino, estão presentes nos mais diversos alimentos, principalmente nos itens integrais.

 

Por que ter uma alimentação saudável?

 

Quando temos uma alimentação mais equilibrada é natural termos mais energia, disposição e vitalidade. Com ela temos força para seguir nossa rotina. Quando não temos uma alimentação saudável, nos sentimos pra baixo ou estufados, sem vontade de realizar nossas atividades, como quando comemos uma refeição de forma exagerada e não conseguimos nos mexer.

 

Outro ponto é que é da alimentação que tiramos nossos nutrientes, fundamentais para o melhor funcionamento do nosso corpo, e por isso é importante ter tudo de forma mais equilibrada, assim nosso corpo também funciona de forma equilibrada.

 

Como montar um prato ideal

 

Um prato ideal é aquele que contém todos os alimentos de forma proporcional ao que nosso corpo necessita.

 

Por exemplo, um atleta precisa de muita proteína para alimentar os músculos, assim como precisa de carboidratos para ter energia nos treinos, o prato dele deve ter mais desses nutrientes.

 

Mas é importante lembrar que, nenhuma das categorias acima deve ser descartada da alimentação, por isso o mais recomendado por nutricionistas é ter 50% do prato de fibras que encontramos nas folhagens como alface, couve, rúcula e almeirão, 25% de proteínas sendo elas vegetais como o feijão ou animais como a carne vermelha (o ideal é que alinhe as duas proteínas juntas) e 25% de carboidratos como arroz ou quinoa.

 

Outro ponto de bastante importância é compreender até que ponto o seu corpo precisa de alimento, o famoso “saciou, parou”. Não podemos exagerar na quantidade de alimentos também, uma vez que isso pode levar a um excesso e assim o que deveria ser saudável, deixa de ser. O equilibro é a chave.

 

Como escolher os melhores alimentos para meu corpo?

 

O primeiro passo é saber ouvir seu corpo, entender as necessidades dele e ver as possíveis deficiências. Às vezes não damos a devida atenção para essa estrutura que nos leva para todos os lados e por isso é importante saber como ele funciona.

 

Algumas coisas podem ser visíveis como a quebra de cabelo, pele seca ou perda muscular, que podem ser revertidas com mais queratina, água e proteínas respectivamente. Outras podem ser menos visíveis como desânimo, intestino preso ou retenção de liquido, que neste caso os nutrientes que podem ajudar são fibras, novamente a água e a vitamina D, absorvida através do sol.

 

Também é recomendado escolher alimentos frescos, pois assim eles estão com seus nutrientes de forma mais concentrada e benéfica possível.

 

A importância da água em uma alimentação saudável

 

Você deve ter reparado que acima, em duas ocasiões, nós citamos a água como item para uma melhora, isso porque a água é essencial para nossas vidas e para o bom funcionamento do corpo. Por isso busque sempre aliar a alimentação com hábitos saudáveis e a ingestão correta de água.

 

O cálculo é simples, 35ml de água para cada quilo do corpo. Uma pessoa adulta com 80kg, por exemplo, deve ingerir uma média de 2,5 litros de água por dia. Ela ajuda numa melhora do aspecto da pele, funcionamento do intestino, redução da retenção de líquidos, expele substancias nocivas ao nosso corpo pela urina e muito mais.

 

O que pode acontecer se não tiver uma alimentação correta?

 

A falta da alimentação saudável pode gerar perda de ânimo, cansaço, debilitações na saúde, como diabetes, colesterol, triglicerídeos e muito mais. Por isso além das refeições mais equilibradas, é importante manter o corpo ativo com atividades físicas, podendo ser de baixa, média ou alta intensidade, tudo vai depender da sua disposição.

 

Você pode começar com uma caminhada diária e depois evoluir para uma corrida. Pode começar com alongamentos matinais em casa e depois ir fazer alguns exercícios na academia, o importante é apenas se mexer. O corpo que fica muito tempo parado pode desenvolver diversas doenças. Por isso apenas a alimentação não é a chave mágica para uma melhor qualidade de vida.

 

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