Siga-nos!

Siga-nos


Fibromialgia

A Fibromialgia é caracterizada por dor muscular generalizada no corpo e acompanhada de sintomas de fadiga, e alterações de sono, memória e humor. Saiba mais!

19 de janeiro de 2021 (3 anos atrás)

Alimentação pode ajudar no tratamento da fibromialgia

Uma dieta saudável pode ser uma aliada importante no tratamento da fibromialgia. A escolha de alimentos ricos em vitaminas C, B1, B2, B3 e B6, além do ácido fólico e do magnésio está entre as recomendações médicas.

 

 

Além do tratamento medicamentoso, escolha de uma dieta direcionada e uma alimentação mais saudável pode ajudar os pacientes com fibromialgia a tem mais qualidade de vida, de acordo com médicos nutricionistas. Alimentos ricos em vitaminas C, B1, B2, B3 e B6, além de ácido fólico e magnésio são os mais recomendados.

 

Segundo especialistas, os níveis de serotonina – o neurotransmissor que atua no cérebro e no corpo e proporciona sensação de bem-estar – são mais baixos em pessoas com fibromialgia, de modo que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse são problemas constantes para estes pacientes. Desta forma, alimentos com potencial de reposição e reorganização dos níveis de serotonina ajudam a combater as dores e desconfortos recorrentes.

 

Entre os alimentos recomendados pelos nutricionistas estão brócolis, couve-flor, couve, repolho, alcachofra, abacaxi, mamão, alho, cebola e o abacate. Os médicos também aconselham retirar da dieta o glúten e a lactose. O efeito da dieta não é isolado, porém, mas apenas mais um dos pilares para o tratamento, em complemento ao acompanhamento médico e o tratamento medicamentoso, além de exercícios físicos.

 

Consulte sempre seu médico.

 

Referências:

https://www.news-medical.net/health/Fibromyalgia-and-Diet-(Portuguese).aspx

https://www.vix.com/pt/saude/566359/estes-sao-os-alimentos-indicados-e-os-proibidos-para-quem-sofre-com-fibromialgia

Mais em Fibromialgia