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Ginástica para Idosos


Como começar a praticar esportes? Quando falamos em ginástica para idosos, essa dúvida e dificuldade são muito comuns para pessoas da terceira idade e que, raramente, tiveram contato com atividades físicas ou desconhecem a sua importância para uma vida de bem-estar e com qualidade.

 

Ginástica para Idosos

 

 

Quais os benefícios da ginástica para pessoas na terceira idade?

É fundamental que os idosos saibam os benefícios para que se identifiquem e busquem uma vida cada vez mais saudável. Veja alguns pontos positivos da prática de exercícios:

 

• Melhora o sono;
• Estimula mais o cérebro;
• Auxilia na respiração;
• Combate a depressão;
• Fortalece os movimentos;
• Ajuda na autoestima;
• Proporciona mais energia, disposição, independência e uma vida mais ativa.

 

 

Como começar a se exercitar?

• Pratique com um grupo de amigos ou amigas com os mesmos interesses que os seus;
• Crie um hábito diário com exercícios;
• Busque parques locais perto de casa para que possa se exercitar ao ar livre;
• Use roupas e calçados apropriados e confortáveis;
• Beba muita água;
• Siga orientações de um profissional.

 

 

Quais os melhores exercícios físicos para a terceira idade?

Caminhada: você pode iniciar com trajetos mais curtos e ir aumentando conforme o tempo. Uma caminhada com no mínimo 30 minutos é indicada pelo menos três vezes por semana. Vai te ajudar muito no convívio social, melhorar o ritmo cardíaco e fortalecer o músculo e as articulações. Lembre-se de fazer alongamento antes e depois da caminhada para evitar possíveis lesões.

 

Hidroginástica: para quem prefere ficar perto da água, a hidroginástica é uma das atividades mais eficientes. Neste exercício são trabalhados todos os músculos e articulações, além de melhorar toda a circulação sanguínea e o ritmo cardíaco.

 

Pilates: o pilates trabalha a força e a sua flexibilidade, auxiliando e favorecendo na coordenação de movimentos. Também alivia o estresse e te ajuda a melhorar a sua postura.

 

Bicicleta: andar de bicicleta é possível na sua idade, sim. Inclusive, auxilia contra as dores da artrite e vai te ajudar a fortalecer o abdômen, os joelhos, pernas, quadril e articulações.

 

Ioga: para quem busca melhorar a força e o equilíbrio, o ioga é o ideal. Essa modalidade auxilia na flexibilidade corporal, postura e tonificação dos músculos. Proporciona relaxamento e mais disposição para a sua rotina.

 

Musculação: além de melhorar a postura e aumentar a densidade óssea (deixando os ossos mais fortes e evitando seu desgaste), este exercício fortalece os músculos. Porém, é uma atividade que requer melhor condicionamento físico, ou seja, não faça sem orientação de um profissional. Se preferir começar em casa, é possível fazer atividades leves com orientação de um profissional de educação física, que entenda e auxilie suas necessidades e que seja indicado em conjunto à uma avaliação médica para evitar lesões ou complicações com o seu corpo.

 

 

Lembre-se: Antes de começar qualquer prática física, é importante saber respeitar seus limites, preferências e horários.
A prática de atividade física faz bem à saúde mental também, ou seja, traz mais qualidade de vida. A ginástica para idosos pode ser conciliada com o consumo de Extima, que auxilia no formação dos músculos.

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