Como sabemos, o sol é uma fonte de incontáveis benefícios, sendo o principal deles o estímulo à produção de Vitamina D – que promove saúde para o nosso sistema ósseo e mais força para os músculos.
Nesse cenário, a falta de exposição ao sol pode ser extremamente perigosa para o organismo humano, causando diversas doenças e indisposições que, futuramente, podem se transformar em grandes desconfortos.
Entre suas consequências, pode causar problemas de baixa imunidade, visto que a Vitamina D é capaz de aumentar a imunidade inata, responsável pela resposta rápida do nosso organismo contra a invasão de bactérias nocivas que podem nos prejudicar.
Outro ponto de atenção, é que a deficiência de Vitamina D também causa dificuldades de cicatrização, sendo uma grande preocupação, principalmente, para pessoas que estão se recuperando de cirurgias ou infecções.
A perda óssea também é uma consequência da falta de exposição ao sol, já que a Vitamina D tem grande responsabilidade na absorção de cálcio pelo intestino.
Por esses e diversos outros motivos, tomar sol é muito importante para a nossa saúde. É claro que, como tudo que é feito em excesso, a exposição exagerada aos raios solares também pode ser prejudicial.
Além de balancear os banhos de sol diários, a consulta com um especialista é sempre essencial. Ele será o responsável por medir os níveis de Vitamina D do seu corpo e explicar quais são os melhores horários para tomar sol sem agredir a sua pele.
Para quem que não tem tempo de tomar sol ou não consegue por conta de alguma predisposição, a suplementação da vitamina também pode ser uma ótima opção. Fique de olho na sua falta de exposição ao sol e nunca deixe de visitar um médico!
Fontes: Longevidade saudável e Tua Saúde