Entenda a importância do distanciamento social - Apsen Farmacêutica

0800 16 5678 - 8h às 17h | Segunda a Sexta

BLOG

Entenda a importância do distanciamento social


 

Estamos vivendo um período histórico por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Em um momento onde o cuidado pessoal e com o próximo é extremamente necessário, aproveitamos para esclarecer algumas dúvidas e mostrar a importância do distanciamento social. Vamos lá?

 

distanciamento social

 

 

O que é o distanciamento social?

Antes de qualquer coisa, é necessário deixar claro que existem muitos termos novos, e cada um possui uma finalidade.

 

  • Isolamento social – é uma recomendação médica para as pessoas que tiveram contato com infectados pelo novo coronavírus ou para aqueles que estão aguardando o resultado do exame que irá atestar ou não a contaminação com vírus.

 

  • Quarentena – é imposta pelas autoridades, seja ela municipal, estadual ou federal. Durante a quarentena, todos os estabelecimentos não essenciais ficam fechados para diminuir o trânsito de pessoas e, consequentemente, o contágio.

 

  • Distanciamento social – é quando, involuntariamente, resolve se distanciar de outras pessoas, mesmo não estando doente, para evitar o contato com infectados. Nesse formato, as pessoas que podem, ficam em casa e saem apenas em casos extremamente necessários, para que as pessoas que precisam sair de casa encontrem menos pessoas nas ruas. Isso reduz o risco de contágio com o vírus.

 

 

Consequências do distanciamento social e da quarentena

Sabemos que não é fácil passar por esse período. A verdade é que ninguém vai sair ileso. Alguns sofrerão mais, outros menos, mas todos estamos sendo impactados de alguma forma.

 

Um dos principais impactos desse período é em nossa saúde mental. Transtornos como a ansiedade podem ser iniciados ou acentuados, como falamos aqui no blog, neste artigo.

 

O ganho de peso também é uma realidade, já que o acesso às academias foi restrito e nem todos se adaptam aos exercícios em casa.

 

 

Priorize a rotina e evite excessos

A primeira coisa que devemos pensar é em manter uma rotina, mesmo que adaptada a essa nova realidade. Dormir e acordar no mesmo horário, se alimentar regularmente e com qualidade são bons exemplos de rotina.

 

O trabalho em casa também merece atenção especial. Trabalhar em casa não quer dizer necessariamente trabalhar mais. A sobrecarga de trabalho pode influenciar negativamente e sobrecarregar a pessoa que, pela situação em si, já está sobrecarregada e com a vida bastante alterada. Portanto, preestabeleça uma jornada de trabalho e faça o possível para respeitá-la.

 

Ainda falando de excessos, tome cuidado com muitas notícias relacionadas ao assunto. O bombardeio de informações pode aumentar sintomas de ansiedade e criar ainda mais perguntas sem respostas.

 

 

Aproveite o tempo livre

Aproveite o tempo livre. Algumas pessoas ganharam horas a mais no dia, por não precisarem ficar no transporte público.

Outras ganharam férias. A verdade é que, com o tempo livre, você pode fazer atividades que não conseguia antes.

E isso é completamente pessoal. Alguns estão aproveitando o tempo livre para fazer cursos, outros para colocar as séries em dia. Independente de como, aproveite.

 

Gostou desse artigo? Fique com a gente e leia os outros conteúdos que preparamos para você.

Receba nossas novidades

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e receba todas as novidades do nosso universo em primeira mão.