O que são probióticos e qual a sua importância para a saúde?
Siga-nos!

Siga-nos


Institucional

Encontre aqui no blog matérias falando sobre patologias, saúde, bem-estar, qualidade de vida e conteúdos sobre o universo Apsen e seu propósito: o cuidado que transforma.

3 meses atrás

O que são probióticos e qual a sua importância para a saúde?

Os probióticos ganharam bastante relevância nos últimos tempos em toda a área médica, com diversos estudos e novos produtos sendo lançados frequentemente. Podemos dizer que, se estivéssemos no Twitter, os probióticos estariam diversas vezes nos Trending Topics, também conhecidos como assuntos do momento. A Apsen tem acompanhado essa tendência e é atuante na área dos probióticos. Você vai saber um pouco mais sobre isso neste artigo. Vamos lá?

 

Probióticos

 

O que são probióticos?

Os probióticos são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como microrganismos vivos, ou seja, bactérias, que, quando ingeridos em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde. A¹ palavra probiótico significa: pro – a favor – bios – vida, ou seja, a favor da vida. Agora, pra deixar bem claro, os probióticos são bactérias do bem, que ajudam a melhorar a nossa saúde. Esses probióticos ficam na nossa microbiota.

 

 

Qual a relação entre probióticos e a microbiota?

Antes de responder essa pergunta, é importante esclarecer o que é a microbiota, também conhecida como flora intestinal.  A microbiota é formada por uma série de microrganismos, como bactérias e fungos, que são importantes para o funcionamento do nosso corpo. São cerca de 100 trilhões de seres vivos em nosso corpo que pesam aproximadamente 1,5kg.

 

A população da nossa microbiota começa no momento em que nascemos, e o tipo de parto diz muito sobre essa colonização da microbiota. Isso porque partos normais proporcionam que a criança receba uma diversidade maior de bactérias que, inclusive, serão responsáveis pela imunidade, fazendo com que ela possa ser menos suscetível a alergias, obesidade e até mesmo doenças neuropsiquiátricas, como o autismo e a depressão.

 

O equilíbrio da microbiota é fundamental para a nossa saúde, então quando existe esse desequilíbrio, os probióticos entram em ação. Quando ingeridos em quantidades e condições adequadas, eles proporcionam esse equilíbrio e auxiliam na melhora de diversos sintomas e desconfortos.

 

Acesse agora o episódio do ApsenCast falando sobre microbiota:

 

https://www.apsen.com.br/apsencast-o-podcast-sobre-saude-da-apsen-farmaceutica/

 

Quais os benefícios e quem pode consumir probióticos?

Quando ingerimos probióticos, eles colonizam a nossa microbiota e se multiplicam, fazendo com que possamos aumentar a quantidade de bactérias “boas” no nosso organismo, auxiliando em diversas doenças e desconfortos.

 

Por se tratar de um suplemento alimentar e não de um medicamento, não existe restrição para o seu consumo. Para os adultos, eles são úteis para a saúde digestiva. Confira alguns casos em que o consumo de probióticos é recomendado:

 

  • Diarreias
  • Dores abdominais
  • Constipação
  • Impedir o aumento das bactérias ruins
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Indicação comprovada para auxiliar nas sensações de estresse e ansiedade

 

Quais alimentos contêm probióticos?

Existem diversos alimentos que são ricos em probióticos e podem – e devem compor a nossa dieta. Alguns são mais fáceis de encontrar, como os iogurtes, já outros são típicos de culinárias locais, como o Missô – uma pasta feita de soja e presente na culinária asiática -, mas é possível encontrá-los em casas especializadas. Veja abaixo alguns alimentos com probióticos:

 

  • Iogurte – além de nutritivo, o iogurte também auxilia na prisão de ventre, pressão alta e fortalecimento dos nossos ossos.
  • Kefir – é parecido com o iogurte, mas é fermentado com leite e grãos de kefir. Além de ser rico em probióticos, ele também possui grande quantidade de antioxidantes.
  • Coalhada – na mesma linha do iogurte e do kefir, a coalhada é rica em probióticos, melhora a imunidade e possui muito cálcio, ótimo para a saúde dos ossos e dentes.

 

Além de encontrar os probióticos em alimentos, é possível suplementar a nossa alimentação com eles¹¹. A seguir, você verá um pouco mais sobre os probióticos da Apsen Farmacêutica.

 

O que é o eixo cérebro-intestino?

Você sabia que existe uma conexão entre o nosso cérebro e nosso intestino? Dizem que o coração é o responsável pelos sentimentos, mas se deixarmos a romantização de lado, é no estômago/intestino onde tudo acontece. Essa conexão entre o cérebro e o intestino é a responsável pelas sensações que nós sentimos, como a gastrite nervosa e os desconfortos abdominais que se agravam em situações de estresse e ansiedade.

 

Pensando nisso, revolucionamos o mercado trazendo ao cenário nacional os únicos probióticos com alegação comprovada pela ANVISA no eixo cérebro-intestino. Conheça os lançamentos da Apsen Farmacêutica.

 

Probid auxilia nas complicações gastrointestinais

Algumas doenças ou complicações podem ser causadas pelo estresse e ansiedade, que de brinde trazem na mala complicações gastrointestinais, como dores abdominais, náuseas e vômitos. Probid tem atuação direta no eixo cérebro-intestino e pode auxiliar na redução das complicações gastrointestinais, proporcionando mais qualidade de vida aos seus dias.

 

Probians, o psicobiótico da Apsen Farmacêutica

A ansiedade atinge cerca de 9,3% da população brasileira. Pensando nisso, apresentamos Probians, o primeiro psicobiótico do Brasil. Probians também tem atuação direta no eixo cérebro-intestino, e pode auxiliar nas sensações de ansiedade e estresse em pessoas saudáveis.

 

Lactosil Flora – A união entre enzima lactase e probióticos

A família Lactosil ganhou um novo integrante: Lactosil Flora é a enzima lactase que te auxilia na digestão da lactose e ainda possui probióticos para cuidar da sua flora intestinal.  A ação combinada da enzima lactase com o probiótico proporciona uma melhor digestão da lactose e mais qualidade de vida.

 

Para saber mais sobre probióticos, ouça agora o episódio especial do ApsenCast sobre o tema.

 

https://www.apsen.com.br/apsencast-o-podcast-sobre-saude-da-apsen-farmaceutica/

Mais em Institucional

Receba nossas novidades

Preencha o campo abaixo com o seu e-maile receba todas as novidades do nosso universo em primeira mão.