Siga-nos!

Siga-nos


Saúde Digestiva

Encontre aqui no blog Lactosil matérias sobre os benefícios do leite e seus derivados, o universo da gastroenterologia como a restrição alimentar e a má digestão da lactose, receitas e qualidade de vida e bem-estar.

27 de janeiro de 2022 (4 meses atrás)

Quais são as possíveis causas do desequilíbrio na flora intestinal?

O desequilíbrio na flora intestinal, também conhecido como disbiose intestinal, acontece devido à alteração na quantidade de bactérias distribuídas no intestino, o que causa inflamação e prejudica o organismo.

 

Esse desequilíbrio diminui a eficiência de absorção de nutrientes, o que gera uma deficiência nutricional. É normal que esse problema ocorra em função de um alto nível de estresse, por conta de medicamentos ou má alimentação. 

 

Continue a leitura e descubra mais sobre essa condição e como tratá-la.

 

O que é disbiose intestinal?

 

A disbiose intestinal é sinônimo de desequilíbrio na flora intestinal. Ela costuma ser passageira, principalmente se o indivíduo melhora a sua qualidade de vida, mas há casos em que os sintomas perduram. 

 

Entre os principais sintomas, podemos citar:

 

  • Distensão abdominal
  • Náuseas e vômitos
  • Gases
  • Arrotos
  • Prisão de ventre ou diarreia
  • Cansaço
  • Candidíase
  • Mudança de humor grave e depressão

 

Se o desequilíbrio na flora intestinal persistir e não for tratado corretamente, há chances de doenças mais sérias serem desenvolvidas, como síndrome do intestino irritável, doenças cardiovasculares, Alzheimer, diabetes, entre outros.

 

Como tratar o desequilíbrio na flora intestinal?

 

Caso você tenha suspeita de disbiose intestinal, é fundamental marcar uma consulta com um médico gastroenterologista para que ele possa realizar exames e confirmar o diagnóstico.

 

Normalmente, o profissional de saúde solicita uma coleta de urina para identificar a quantidade de Indican, substância produzida pelo nosso organismo por meio da alimentação. 

 

A presença de pequenas quantidades dessa substância é algo comum, mas se ela for muito alta, significa que há um desequilíbrio na flora intestinal.

 

O especialista também pode optar por pedir um exame que identifica as bactérias da flora intestinal.

 

As pessoas que tratam a disbiose intestinal precisam ter ainda mais cuidado com os hábitos alimentares. Devem evitar bebidas alcoólicas, frituras, gordura e açúcares refinados e alguns podem usar suplementos alimentares para ajudar no processo, por exemplo.

 

Neste artigo, você conheceu as principais causas de desequilíbrio na flora intestinal e como identificá-la. Caso tenha alguma suspeita, entre em contato com um médico de confiança! 

 

Fontes: Revista Brasileira de Nutrição Clínica (RBNC) e Portal EBC.

Mais em Saúde Digestiva