Siga-nos!

Siga-nos


Saúde Digestiva

Encontre aqui no blog Lactosil matérias sobre os benefícios do leite e seus derivados, o universo da gastroenterologia como a restrição alimentar e a má digestão da lactose, receitas e qualidade de vida e bem-estar.

20 de janeiro de 2022 (4 meses atrás)

Como funciona a digestão da lactose no organismo?

A lactose é um carboidrato que traz o gosto “doce” para o leite de origem animal, apesar de ser o carboidrato menos doce entre os açúcares. Um problema durante a sua digestão pode trazer problemas a muitas pessoas.

 

A lactose dá energia a nossas células ao ser dividida em partículas menores, conhecidas como galactose e glicose. A lactase é a enzima responsável por fazer essa quebra.

 

Portanto, é a lactase (enzima) que facilita a digestão da lactose (carboidrato) no corpo humano.

 

Continue a leitura e descubra como esse processo acontece na prática.

 

O que é a lactose?

 

O leite e alimentos derivados dele têm em sua composição a lactose, conhecida como o açúcar do leite animal. Em seu estado natural, ela não pode ser absorvida pelo intestino. 

 

Por isso, ela precisa da lactase – enzima feita pela mucosa do nosso intestino delgado. Ela faz com que a lactose sofra hidrólise, ou seja, a sua quebra em partes menores (glicose e galactose).

 

Como ocorre a digestão da lactose no organismo?

 

A digestão começa a partir do momento em que mastigamos os alimentos. Diversos órgãos se juntam com o objetivo de quebrá-los em partes menores para que eles sejam absorvidos pelo organismo. 

 

Pessoas que não possuem lactase suficiente têm intolerância à lactose e não conseguem consumir leite e derivados, como queijo, iogurte ou molho branco, sem passar mal.

 

Quando a lactase não consegue auxiliar na digestão, a lactose não é hidrolisada, ou seja, não é quebrada em partes menores. Logo, não é absorvida pelo intestino delgado

 

Ela vai para o cólon e é convertida em ácidos graxos, gás carbônico e gás hidrogênio, o que gera gases, distensão abdominal, flatulência, entre outros sintomas. 

 

Por isso, muitas pessoas com intolerância à lactose optam por tomar suplementos alimentares, como o Lactosil, que contêm a enzima lactase e auxiliam na digestão da lactose.

Mais em Saúde Digestiva