Importância do leite para o desenvolvimento infantil - Apsen Farmacêutica

0800 16 5678 - 8h às 17h | Segunda a Sexta

BLOG

Importância do leite para o desenvolvimento infantil


Que o leite tem um papel fundamental para os seres humanos não é novidade pra ninguém. No artigo de hoje no blog, vamos falar da importância do leite para o desenvolvimento infantil.

 

Criança tomando leite por causa da importância do leite

 

 

 

Aleitamento materno

O leite é o primeiro alimento que a criança conhece e está presente em sua alimentação desde o nascimento através do aleitamento materno. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que seja o único alimento do bebê até os seis meses de vida e como complemento da alimentação até os dois anos ou mais.

 

Ele possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê – e o melhor de tudo, na medida certa. Confira abaixo os nutrientes presentes no leite materno:

 

  • Proteínas
  • Gorduras
  • Carboidratos
  • Cálcio
  • Zinco
  • Fósforo
  • Magnésio

 

Além de nutrir e hidratar, o leite materno é responsável por evitar inúmeras doenças e reforçar o sistema imunológico da criança através dos anticorpos produzidos pela mãe.

 

 

 

Leite de fórmula

O leite em pó, também conhecido como fórmula láctea foi desenvolvido na década de 1970 e ganhou popularidade a partir da metade dos anos 1980. Como o leite materno é impossível de ser copiado, essa versão é feita em sua maioria com leite de vaca e enriquecido com as vitaminas e nutrientes em seu processo de fabricação, como A e D – essenciais para a formação do sistema imunológico e que não estão presentes no leite de origem animal.

 

A fórmula láctea possui variações, cada uma indicada para uma fase da vida da criança e com os nutrientes necessários para aquela fase.

 

  • Fase 1 – até 6 meses. É enriquecido com ferro e vitaminas e contém menos lactose em sua composição.
  • Fase 2 – de 6 a 10 meses. Possui mais ferro, lactose e proteínas do que a fase 1, para atender às necessidades dessa faixa etária.
  • Fase 3 – A partir do 10º mês. Essa versão possui mais vitaminas, zinco e cálcio que as fases anteriores. É o mais próximo do leite de vaca.

 

O indicado é que a partir do segundo ano de vida a criança passe a consumir o leite natural (de caixinha), já que ela come de tudo, inclusive os derivados do leite, portanto não precisa mais da versão artificial.

 

 

Por que o leite é tão importante para as crianças?

O cálcio é responsável diretamente na formação da massa óssea e o leite é um alimento rico nesse mineral. Sem o leite, existe o risco de surgirem deficiências nutricionais que podem ser prejudiciais ao crescimento da criança. Além do cálcio, o leite também possui outros nutrientes importantes para o desenvolvimento, como a vitamina A, que combate doenças de pele e melhora a visão, e vitaminas do complexo B, que protegem da anemia, ajudam no crescimento e no fortalecimento do sistema imunológico.

 

 

Alimentação sem restrições

Algumas crianças podem apresentar desconfortos ao consumir o leite de vaca devido à má digestão da lactose. Por mais que existam alternativas ao leite de vaca, como os leites vegetais, estas alternativas não possuem toda a gama nutricional necessária para o desenvolvimento das crianças. Nestes casos de má digestão da lactose, existe a enzima lactase, que proporciona uma alimentação sem restrições ao leite e seus derivados, tão importante para o crescimento saudável dos pequenos.

 

Conheça Lactosil, a enzima lactase que auxilia na digestão da lactose.

Receba nossas novidades

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e receba todas as novidades do nosso universo em primeira mão.