Siga-nos!

Siga-nos


Saúde Digestiva

Encontre aqui no blog Lactosil matérias sobre os benefícios do leite e seus derivados, o universo da gastroenterologia como a restrição alimentar e a má digestão da lactose, receitas e qualidade de vida e bem-estar.

6 de janeiro de 2022 (7 meses atrás)

O consumo de leite pode ajudar na redução da glicemia?

A glicemia é a quantidade de açúcar presente em nosso sangue. Esse açúcar, também chamado de glicose, chega ao nosso organismo por meio de alimentos que contêm alto índice de carboidratos e açúcares.

 

Para que a glicose não ultrapasse ou não deixe de alcançar seus limites ideais, existem dois hormônios responsáveis por esse controle: a insulina, responsável pela redução da glicemia, e o glucagon, que aumenta os níveis de glicose no sangue.

 

Juntos, eles encontram o equilíbrio entre a quantidade máxima e a mínima de açúcar presente no nosso corpo. Contudo, algumas pessoas podem apresentar disfunções nesses dois hormônios, acarretando problemas como a hiperglicemia – quando os níveis de glicose estão mais altos que o normal.

A hiperglicemia acontece quando a taxa comum, que é inferior a 99 mg/dL, é ultrapassada.  Em casos de taxa igual ou superior a 126 mg/dL, podemos considerar como diabetes. A hiperglicemia é assunto sério, por isso, é muito importante ficar de olho nos níveis de açúcar presentes no sangue por meio do exame da glicemia em jejum.

 

Além de visitar um médico especialista, a alimentação saudável ajuda muito a diminuir os níveis de açúcar no sangue, principalmente quando reduzimos o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e carboidratos.

 

A prática de exercícios físicos também pode ser um grande aliado na redução da glicemia, uma vez que, realizada de forma regular e com acompanhamento de profissionais, as atividades são extremamente necessárias para evitar o acúmulo de açúcar na circulação.


Entre os diversos alimentos que podem ser adotados nessa reeducação alimentar, o leite é um deles. Recentemente, especialistas disseram que o consumo de leite pode proteger a função vascular das lesões causadas pela hiperglicemia pós-prandial (produção excessiva de glicose após uma refeição).

 

Nesse cenário, consumir leite para a redução da glicemia pode ser uma ótima ideia, principalmente na primeira refeição do dia – que é o café da manhã. Caso você tenha problemas com a digestão de leite, procure um médico responsável para lhe auxiliar.

 

Fontes: Viva Bem, Tua Saúde

Mais em Saúde Digestiva