Siga-nos!

Siga-nos


Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares de Uso Humano

Fábrica medicamentos

Como funciona a logística reversa

O termo logística reversa significa que o medicamento descartado pelos consumidores terá o fluxo invertido, retornando ao longo de sua cadeia de produção e distribuição, para ter o seu descarte final ambientalmente adequado.

Pelo Decreto n° 10.388, de julho de 2020, que regulamenta a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), os consumidores devem descartar os medicamentos vencidos ou em desuso nas farmácias que têm coletores.

Depois, o produto é retirado pela distribuidora. Os fabricantes e importadores de medicamentos domiciliares ficam obrigados a efetuar, às suas expensas ou por meio de terceiros contratados para esse fim, o transporte desses medicamentos até a unidade de tratamento e destinação final ambientalmente adequada, como incineradores, coprocessadores e/ou aterros sanitários de classe 1, homologada pelas entidades ambientais.
Assim, os consumidores têm papel fundamental para garantir um descarte adequado dos medicamentos e suas embalagens.

Com isso, o grupo de acompanhamento de performance previsto no artigo 7 desse mesmo decreto, do qual temos o Sindusfarma como um dos representantes das indústrias farmacêuticas, disponibilizou o site oficial do Sistema de Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares de Uso Humano, Vencidos ou em Desuso, e suas Embalagens:

Logística Reversa de Medicamentos

Nesse site é possível obter mais conteúdos relacionados à logística reversa de medicamentos, bem como consultar os locais de descarte e as empresas aderentes ao sistema.