O que é suplementação alimentar e qual a sua importância?

0800 16 5678 - 8h às 17h | Segunda a Sexta

BLOG

O que é suplementação alimentar e qual a sua importância?


Provavelmente você já relacionou suplementação alimentar com atletas de alto rendimento e com corpos esculpidos. Hoje, aqui no blog, vamos desmistificar o assunto e mostrar o que é a suplementação alimentar e sua importância para todos nós.

 

Homem saudável por causa da suplementação alimentar

 

Micronutrientes e macronutrientes

Qualidade de vida e bem-estar estão diretamente relacionados com uma alimentação balanceada. Durante atividades do dia a dia, como estudar, trabalhar e principalmente quando exerce esforço, como em atividades esportivas, é essencial obter uma quantidade adequada e com qualidade do nutriente absorvido.

 

Uma dieta equilibrada é composta pelo consumo de macronutrientes e micronutrientes encontrados nos alimentos, e que são os responsáveis por nutrir e garantir o bom funcionamento de todo o corpo.

 

  • Macronutrientes – No grupo dos macronutrientes estão os carboidratos que são pães, arroz, macarrão e doces; as proteínas como carne, frango, peixe, leite, derivados do leite e os lipídios encontrados em óleos e castanhas.

 

  • Micronutrientes – os micronutrientes são compostos por vitaminas e minerais, que embora seja necessário ingerir quantidades inferiores aos macros, também são importantes para exercer as ações fundamentais do metabolismo do ser humano.

 

Quando existe a deficiência desses nutrientes, sejam eles micros ou macros, é necessário realizar a suplementação alimentar.

 

O que são suplementos alimentares?

A definição mais clara sobre suplementos alimentares pode ser encontrada de um informativo da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, de 2015:

“Suplementos alimentares têm por finalidade complementar a alimentação de indivíduos saudáveis”.

 

Ou seja, suplementos são necessários para todos, já que cada indivíduo apresenta determinadas necessidades em suas fases de vida.

 

  • Na infância, por exemplo, os nutrientes como cálcio, zinco, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B, carboidratos e proteínas assumem papéis importantes para o crescimento.

 

  • na adolescência, nutrientes como ferro, cálcio, vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A, selênio e iodo são os protagonistas.

 

  • E na fase adulta, os nutrientes mais importantes são: vitamina D, selênio, zinco e carboidratos.

 

 

Suplementação alimentar para idosos

No caso dos idosos, a suplementação alimentar é ainda mais importante. Com o passar das décadas, ocorrem muitas alterações fisiológicas, por exemplo, a perda de massa, função e força muscular, causada pela sarcopenia.

 

Os nutrientes como vitamina, D, cálcio, ferro e proteínas são de grande importância e, portanto, as reposições precisam ser feitas de maneira adequada, visando evitar doenças e lesões e garantir a qualidade de vida e a independência dos idosos.

 

 

Suplementação alimentar à base de colágeno

 

O colágeno é a principal proteína estrutural que forma os tecidos como pele, cartilagem, tendões e músculos. Ele corresponde à cerca 30% da proteína total do corpo humano e é ele quem dá a elasticidade que a pele e o sistema musculoesquelético, além de manter as células do corpo unidas.

 

Existem diversos tipos de colágeno e cada um possui uma composição, ação e função específica, como elasticidade, resistência e textura. O colágeno pode ser encontrado em pó, líquido ou em cápsulas. Ele pode ser hidrolisado ou não.

 

  • Colágeno hidrolisado é composto por pedaços da proteína do colágeno, que são “quebrados” em pequenas partes para facilitar a sua digestão e absorção. Depois de absorvidos, eles agem auxiliando o estímulo da formação de novas proteínas de colágeno no nosso corpo.

 

  • Colágeno não hidrolisado é a proteína do colágeno no seu tamanho natural. Essa proteína exerce sua ação antes de ser digerida e absorvida no intestino, e inibe nosso sistema de defesa de atacar e destruir o colágeno do nosso corpo. Funciona, de certa forma, como uma “vacina” contra a degradação do colágeno.

 

 

Alimentação, atividades físicas e suplementação: a tríade perfeita.

Aliar alimentação, atividades físicas e suplementação é a forma mais completa e eficaz de atingir as necessidades nutricionais do organismo e os resultados desejados. Essa combinação incrível traz diversos benefícios para o corpo, e deve ser prescrita por um profissional de saúde, como médicos, profissionais de educação física e nutricionistas.

Seguindo essa combinação entre boa alimentação, bons hábitos de saúde, exercícios físicos e suplementação, você terá uma vida muito mais saudável.

No ApsenCast, o podcast da Apsen Farmacêutica, saiu um episódio completo falando sobre suplementação alimentar. Para ouvir o episódio agora, é só clicar aqui.

 

Você sabia que Extima é um suplemento alimentar com diversos nutrientes e proteínas e que te auxilia na manutenção da saúde muscular? Conheça Extima.

Receba nossas novidades

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e receba todas as novidades do nosso universo em primeira mão.