Relação entre a quarentena e a ansiedade - Apsen Farmacêutica

0800 16 5678 - 8h às 17h | Segunda a Sexta

BLOG

Relação entre a quarentena e a ansiedade


O Brasil já era considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o país mais ansioso do mundo. Durante esse período, a combinação de quarentena e ansiedade pode tornar os quadros mais frequentes, seja pelo medo, incerteza e perguntas sem respostas.

 

Quarentena e ansiedade

 

Aumento de número de casos de ansiedade

É esperado um aumento de número de casos de ansiedade durante a pandemia. É o que indica o estudo realizado pelo The New England Journal of Medicine, recentemente. O estudo mostra que pessoas em quarentena ou na linha de frente de combate ao novo coronavírus apresentam quadros de depressão, estresse, raiva e medo.

 

Como identificar a ansiedade?

Algumas pessoas apresentam quadros mais visíveis, mas nem sempre a pessoa que é/está ansiosa demonstra agitação e inquietação. Fique atento aos sinais para conseguir identificar se você está ansioso por conta da quarentena, sendo eles:

 

  • Alterações no sono
  • Passou a ver perigo em tudo
  • Começou a sentir tensões musculares
  • Está tendo dificuldades para se concentrar
  • Sente falta de ar, coração acelerado e suor frio quando está ansioso

Estes são alguns sinais da ansiedade, mas para um diagnóstico correto, é importante procurar um especialista.

 

Torne a relação quarentena e ansiedade a melhor possível

Para cuidar da saúde mental e diminuir os sinais da ansiedade nesse período, procure filtrar informações sobre o assunto, realizar atividades que trazem prazer, como ver filmes e ler livros, ser solidário e realizar atividades físicas.

 

Faça terapia

Como falamos, são muitas perguntas sem respostas e situações que podem comprometer a nossa saúde mental neste período de quarentena e incertezas. Por isso, é importante procurar ajuda profissional e fazer terapia.

Muitos psicólogos e pacientes já se ajustaram à nova realidade e estão realizando a terapia de forma online, através de vídeo conferência. Algumas prefeituras também estão disponibilizando suporte psicológico através de chamadas de vídeo e ligações à sua população. Informe-se se a prefeitura da sua cidade está oferecendo esse serviço.

 

Projeto agir para Salvar Vidas

Por falar em apoio psicológico, você sabia que a Apsen é patrocinadora do projeto Agir para Salvar Vidas?

Trata-se de uma plataforma que oferece suporte psicológico e psiquiátrico gratuito, prestado por voluntários, para médicos, enfermeiros, auxiliares e todos os profissionais de saúde que estão envolvidos diariamente no combate ao vírus. Hoje, o projeto já conta com mais de 900 voluntários e mais de 250 profissionais da saúde já procuraram ajuda.

Se você é um psicólogo ou psiquiatra e quer ser voluntário, ou se você é um profissional da saúde na linha de frente e precisa de suporte para passar por esse momento da melhor forma possível, faça o seu cadastro através pelo site: https://www.agirparasalvarvidas.com.br/

 

Você sabia que tem um episódio sobre ansiedade no ApsenCast, o podcast da Apsen? Ouça através do link: https://www.apsen.com.br/apsencast-o-podcast-sobre-saude-da-apsen-farmaceutica/

Receba nossas novidades

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e receba todas as novidades do nosso universo em primeira mão.