Saiba como aumentar a imunidade através da alimentação - Apsen

0800 16 5678 - 8h às 17h | Segunda a Sexta

BLOG

Saiba como aumentar a imunidade através da alimentação


A preocupação com o sistema imunológico nunca esteve tão em voga como nos últimos meses. Se você pesquisou no Google “como aumentar a imunidade”, saiba que não está sozinho. Esse tipo de pesquisa cresceu muito nos últimos meses e trazemos hoje a resposta. Confira a seguir como aumentar a imunidade através da alimentação.

 

Casal se alimentando bem para aumentar a imunidade

 

O que é e como funciona o sistema imunológico?

A imunidade é a responsável do nosso organismo em se proteger de invasores que podem causar doenças. É o caso dos vírus, bactérias e fungos. Quando nossa imunidade está baixa, ficamos mais suscetíveis a gripes, infecções e inflamações.

O sistema imunológico funciona como um antivírus de computador, estando sempre alerta contra possíveis invasores. O sistema imunológico é composto por muitas coisas, mas a principal delas é a rede de células que chamamos de anticorpos e combatem diretamente as invasões ao nosso corpo e nossa saúde.

 

O que diminui e o que aumenta a imunidade

Maus hábitos diminuem a nossa imunidade. Fumo, excesso de bebidas alcoólicas, má qualidade do sono e excesso dos chamados fast foods são fatores que afetam diretamente o nosso sistema imunológico.

Se maus hábitos os diminuem, bons hábitos surtem efeito inversamente proporcional. A prática de atividades físicas regulares e uma alimentação balanceada e suplementada são responsáveis por elevar a nossa imunidade.

 

Alimentação para aumentar a imunidade

Se a gente é o que a gente come, devemos procurar sempre manter uma alimentação balanceada. Quando falamos de imunidade, alguns alimentos merecem um destaque, já que eles possuem nutrientes e vitaminas que fortalecem o nosso sistema imunológico e, consequentemente, diminuem as chances de ficarmos doentes. Confira alguns alimentos para aumentar a imunidade:

 

  • Frutas cítricas – são ricas em vitamina C, que auxiliam na produção de células de defesa e possuem ação antioxidante.

 

  • Vegetais verdes escuros – também são ricos em vitamina C e também possuem vitamina A, que age diretamente no sistema imunológico.

 

  • Temperos naturais – Alho, cebola, cúrcuma e gengibre são exemplos de temperos que além de deixar a comida mais gostosa, fazem bem ao nosso corpo graças aos antioxidantes que ajudam no correto funcionamento do sistema imunológico.

 

  • Água – por mais óbvio que possa parecer, a água possui sais minerais importantes ao nosso corpo e o mantém hidratado. A hidratação é fundamental para o bom funcionamento de todo o corpo, inclusive o sistema imunológico.

 

Gostou do conteúdo? Continue com a gente e veja aqui no blog mais artigos sobre saúde e qualidade de vida. E por falar em saúde, conheça Extima, o suplemento alimentar que auxilia na formação e manutenção da sua saúde muscular.

Receba nossas novidades

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e receba todas as novidades do nosso universo em primeira mão.