Encontre aqui no blog Lactosil matérias sobre os benefícios do leite e seus derivados, o universo da gastroenterologia como a restrição alimentar e a má digestão da lactose, receitas e qualidade de vida e bem-estar.
Segundo a Organização Mundial da Gastroenterologia, 20% da população mundial apresenta algum problema digestivo e intestinal. Devido a este índice, o dia 29 de maio é marcado pelo Dia Mundial da Saúde Digestiva. Esta é uma data de extrema relevância por explicar para a população sobre a importância dos cuidados com o sistema digestivo e como o diagnóstico precoce de doenças pode influenciar no tratamento adequado.
O intestino é um órgão fundamental para a boa funcionalidade do corpo humano. Ele é responsável pelo transporte dos alimentos, pela maior parte da absorção da água e dos nutrientes ingeridos no dia a dia.
Atualmente, a saúde digestiva e intestinal tem ganhado relevância devido a repercussão do termo “intestino como segundo cérebro”. Isso porque o intestino está diretamente envolvido em quase todos os processos do corpo humano, desde a digestão até o controle da saúde mental, produzir hormônios e neurotransmissores que afetam o cérebro. Além de estar associado aos cuidados cerebrais, a saúde digestiva e intestinal também interfere na boa saúde imunológica, pois cerca de 80% das células imunes encontram-se no intestino.
A alimentação balanceada possui grande influência na saúde digestiva e intestinal. Insira no seu dia a dia alimentos ricos em vitaminas, proteínas e fibras alimentares, como grãos, legumes, verduras e frutas.
A ingestão de água possui papel fundamental no corpo humano, principalmente no intestino. A boa hidratação auxilia em uma melhor absorção dos nutrientes e vitaminas, e evita o ressecamento das fezes, facilitando a evacuação e melhorando o funcionamento dos demais órgãos.
O intestino possui mais de 100 trilhões de microrganismos vivos, que juntos são nomeados de microbiota. Os probióticos são bactérias benéficas ao organismo capazes de melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal. Eles podem ser encontrados em produtos lácteos fermentados, em bebidas fermentadas ou em formulações farmacêuticas como suplementos alimentares.
Preste atenção a sintomas como cólicas, inchaço, dores abdominais, diarreias e náuseas, pois eles podem estar atrelados a doenças gastrointestinais. Mantenha as consultas médicas e exames preventivos de maneira periódica. Com um acompanhamento próximo da saúde digestiva e intestinal é possível diagnosticar ou evitar complicações de doenças gastrointestinais.