Siga-nos!

Siga-nos


Qualidade de vida e Bem-estar

Encontre aqui no blog Extima matérias sobre o universo da saúde muscular como a sarcopenia e outras doenças musculoesqueléticas, atividades físicas, envelhecimento saudável, alimentação, qualidade de vida e bem-estar.

¥n

28 de outubro de 2022 (1 ano atrás)

Natação infantil: 5 benefícios da prática para a saúde da criança

Três crianças nadando em uma piscina, todas usando touca, óculos de natação e prancha de natação. Elas estão sendo guiadas por uma professora.

Considerado um dos esportes mais completos, a natação infantil se destaca quando o assunto é explorar o desenvolvimento de várias habilidades, sejam elas motoras, mentais ou sociais, com apenas uma prática. Por isso, a prática proporciona bem-estar ao seu pequeno.

 

A lista de vantagens para as crianças que praticam a natação desde cedo é imensa, e tende apenas a aumentar conforme a frequência das aulas. Por ser um esporte de baixo impacto, o risco de ferimentos e lesões são quase inexistentes, ou seja, as mamães e papais podem ficar despreocupados! 

 

Além disso, as aulas ensinam de forma lúdica e recreativa novos movimentos e aumentam o condicionamento físico. O contato com outras crianças também é extremamente importante nessa fase, já que amizades são a base para uma integração social e, muitas vezes, um incentivo para frequentar as aulas.

 

Mas, você sabia que além de todas essas vantagens, existem muitas outras? Continue lendo este artigo para saber mais sobre o mundo da natação infantil e em quais áreas ela auxilia no desenvolvimento do seu filho!

 

Vantagens da natação para as crianças

 

Menino asiático dentro da piscina com óculos de natação presos na cabeça.

 

Segundo a associação brasileira de pediatria, a natação é um esporte sem contraindicações que pode ser realizado em qualquer idade. Inclusive, é  recomendado que a matrícula seja feita logo a partir dos 6 meses, afinal quanto mais cedo, melhor!

 

O ideal é que a criança não comece antes desse período, pois os bebês ainda não têm o ouvido desenvolvido por completo. Com isso, evita-se a entrada de água no canal auditivo e, consequentemente, infecções.

 

Agora que você já sabe um pouco melhor sobre o assunto, mergulhe nas diversas vantagens que a natação proporciona para o desenvolvimento infantil!

 

Estimula ainda mais a prática de atividades físicas 

Seu pequeno é daqueles que gostam de jogar muito vídeo-game, assistir televisão e não é muito fã de exercícios? Com certeza a natação pode ajudar a melhorar essa rotina e motivá-lo a praticar algum esporte!

 

Por ser uma atividade lúdica, muitas crianças acabam se adaptando muito melhor ao ambiente e tem como motivação as brincadeiras! E, enquanto se divertem, perdem peso, gastam mais energia, ganham força e melhoram a coordenação motora.

 

A atividade incentivada a longo prazo também ajuda a prevenir patologias futuras provenientes do sedentarismo, como problemas cardíacos, neurológicos e respiratórios

 

Ajuda a melhorar a rotina do sono

Sendo essencial para o desenvolvimento infantil, o sono deve ter uma duração média de 8h por noite e, quanto mais regulado, melhor. Esse é um grande desafio para algumas mamães que tentam buscar métodos para que seus filhos gastem suas energias durante o dia.

 

Uma grande aliada para esse processo é a natação! Com as aulas, a fonte quase que inesgotável de energia das crianças é gasta e noites de sono mais tranquilas são conquistadas. Afinal, quem não fica cansado depois de um bom tempo dentro da piscina? 

 

Aumenta o apetite

Depois de gastar energia durante as aulas de natação, os pequenos sentem mais fome. Isso porque, com o gasto energético e calórico, é preciso repor com alimentos tudo o que perdemos.

 

Esse é um ótimo momento para introduzir muitas frutas e vegetais na alimentação das crianças. Ao fazer isso de forma lúdica, cortando os alimentos em formatos de desenhos, por exemplo, é possível juntar a fome com uma saúde cada vez mais em dia!

 

Promove segurança e autoconfiança!

Saber como controlar a respiração, aprender a boiar e manter a calma desde cedo, com certeza será muito útil para o seu filho e pode salvar a vida dele. Afinal, as aulas de natação ensinam como agir em diferentes ambientes aquáticos caso estejam desamparados.

 

Além disso, a confiança dentro e fora da piscina só tende a aumentar. A autonomia de aprender novos movimentos, saber tomar decisões e conviver em um ambiente diferente do habitual, proporcionam um desenvolvimento importante para as crianças! 

 

Auxilia na socialização e integração

A socialização desde a fase primária é parte fundamental para o desenvolvimento infantil. Promover o contato com outras crianças que possuem os mesmos interesses, gera o sentimento de afeto e empatia necessários para o convívio social.

 

Nesta etapa rica em descobertas, estimular o conhecimento de regras básicas de convivência através das aulas de natação é um ótimo método. 

 

Além disso, por estarem na mesma faixa etária, aprender habilidades como dividir, cooperar e competir de forma saudável se tornam ações do cotidiano e deixam de ser apenas algo imposto pelos responsáveis. Ou seja, seu filho aprende de forma independente!

 

Como funcionam as aulas para cada idade?

 

Bebê de fralda dentro da piscina sendo segurado pela mãe, orientada pela professora de natação logo ao lado. Por passarem 9 meses dentro do fluido amniótico, os bebês podem ter mais facilidade em se adaptar à água.

 

As aulas a partir dos 6 meses requerem o acompanhamento de um responsável dentro da piscina. Isso porque, além de ser uma etapa de adaptação do bebê ao ambiente aquático, a presença da mãe ou do pai transmite segurança e cria laços!

 

O tempo estimado de duração é de 30 minutos e a água da piscina deve ser morna, mantendo-se em média a 32ºC. O uso de objetos lúdicos é essencial, pois motiva desde os primeiros meses a natação.

 

Quando chega aos 4 anos, a criança já pode participar das aulas de forma mais ativa. Nesse momento, brincadeiras misturadas com ensino são implementadas para o desenvolvimento e a duração média da aula passa a ser de 45 minutos

 

Deixe tudo preparado para as aulas!

 

Óculos de natação azul apoiado em uma mesa de madeira. Ao fundo, é possível ver a piscina desfocada.

Ter o ‘kit natação’ preparado para as aulas é essencial para seu pequeno, então esteja atento às necessidades dele!

 

Alguns recursos são necessários para a prática da natação infantil, seja dentro ou fora da piscina. E pensando nisso, preparamos uma lista completa de itens que você precisa levar para acompanhar a aventura aquática do seu pequeno:

 

  • Sunga ou maiô;
  • Toalha;
  • Troca de roupa;
  • Touca e óculos de natação;
  • Mochila ou bolsa;
  • Comida para recuperar as energias!

 

Por fim, mas não menos importante: não ultrapasse os limites do seu pequeno. Se após um período as aulas não forem nada prazerosas e divertidas na visão dele, você pode procurar alguma outra atividade que garanta vantagens semelhantes.

 

Agora que você já sabe sobre todos os benefícios que a natação infantil oferece ao seu filho, está na hora de procurar a escola mais perto de vocês e começar essa jornada aquática!

 

Gostou do conteúdo e quer se aprofundar em outros assuntos relacionados à saúde? Acesse nosso blog e confira mais artigos como este!

 

Fontes

MELO, J. M. P. de; SOUZA, J. R.; LIMA, R. K. V.; SILVA, S. L. da; SANTOS, G. de O. Benefícios da natação para crianças e adolescentes. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/15672 / Acesso em 24 ago 2022. 

 

VALE, Clauvisk Pereira do. Natação: uma prática benéfica para público infantil. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/30074/1/2021_ClauviskPereiraDoVale_tcc.pdf / Acesso em 23 ago 2022

 

UNIMED FORTALEZA. 5 benefícios da natação infantil para o desenvolvimento do seu filho. Revisado por Dra. Euzenir Pires Moura Maiam. Disponível em: https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/mamae-e-bebe/beneficios-da-natacao-infantil / Acesso em 22 ago 2022

 

FILHO, E. X.; MANOEL; E. J. Desenvolvimento do comportamento motor aquático: implicações para a pedagogia da

natação. Disponível em: https://www.oocities.org/br/aquabarra_aabb/Artigos/Adaptacao/Texto_13.pdf / Acesso em 23 ago 2022

Mais em Saúde Infantil